segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O meu estilo #4

Acho que tudo isto que estamos a atravessar nos faz pensar em fazer (ou tentar fazer) compras muito conscientes, e eu sublinho o muito porque, pelo menos eu, não penso 3 vezes eu penso 369 vezes antes de comprar uma peça de roupa. 
Para além do preço e da qualidade devemos pensar bem na sua versatilidade. Há quem diga que o truque é pensar se a peça fica bem com pelo menos 3 peças que já temos no nosso armário. Pois eu gostava de ir mais longe e antes de comprar pôr todas as hipóteses:
  1. Pensar em diversos conjuntos que posso fazer com ela, mais de 5 de preferência
  2. Ponderar se essa peça pode ser vestida de diversas formas. Por exemplo uma blusa poderá ser combinada com calças e também com saias. Se vou usar só com calças porque não procurar uma que combine também com pelo menos 1 saia.
  3. No caso de calças ou saias é bom pensar também com que calçado vamos combinar, nem sempre gostamos de ver aquela saia com aquelas sabrinas, ou aquelas calças com certas botas. Convém combinar com o maior número de tipo de calçado possível.
  4. O contrário também, quando compramos calçado convém calcular com o que é que vamos combinar. Não vale ter um par de botas só para aquelas calças. 
  5. Um vestido pode ser a peça mais versátil e prática do nosso roupeiro, mas convém que combine com as peças que já temos: um blazerbiker, cardigans de várias cores... E será que posso colocar cintos a marcar a cintura, de uma ou mais cores. E talvez ainda seja possível usá-lo de inverno com collants de cores diferentes.
  6. Quanto a estações, dará para vestir em mais que uma estação do ano, por exemplo no verão e depois no outono com um casaco por cima. Quanto mais estações abranger melhor.
Enquanto escrevia este post ia pensando nas minhas melhores compras, ou seja aquelas peças que acho que foram de facto um bom investimento (como as calças burgundy, por exemplo). A verdade é que as minhas melhores compras foram aquelas em que: primeiro passei pela loja olhei e fixei a peça mais de 3 segundos mas sem lhe dar a devida importância, fui embora sem pegar nela e fiquei dias a pensar que ficaria bem com isto, e com aquilo e com o que tenho vestido hoje (no fundo a pensar nestas 6 questões), acabo por ir buscá-la e somos muito felizes juntas.

Por outro lado, muitas vezes vejo por aí (leia-se blogs e pessoas na rua) peças que penso que me "fazem falta", faço pesquisas, tento encontrar a melhor relação qualidade preço e tento comprar, mas na verdade não há aquela "paixão" à primeira vista. Se comprar essa peça que à partida seria um bom investimento acaba por ser uma peça que nem uso muito.

Contem-me, também vos acontece?
Como são os vossos melhores investimentos? Por paixão ou pela razão?


8 comentários:

  1. Também penso cada vez mais tempo antes de comprar alguma coisa!

    ResponderEliminar
  2. O meu pensamento é praticamente igual ao teu. Sem dúvida que as nossas compras devem ser sempre feitas de acordo com a razão. Até porque, como disseste, nos obriga a pensar se é mesmo aquela peça que queremos e precisamos.
    Beijinho
    *C*

    ResponderEliminar
  3. Agora aqui não compro nada de nada. Na verdade porque não há nada para comprar, mas também não sinto falta. Eu comprava mto por impulso

    ResponderEliminar
  4. Acho admirável que consiga arranjar 5 conjuntos para uma peça nova, eu, se conseguir 3 já me vou achar o máximo. É claro que tem razão, devemos controlar os nossos impulsos mas , se não houver "paixão" por uma peça, o "jogo" da moda perde um bocado a graça, não acha ?
    Tenho de confessar que já me aconteceu ter uma "paixoneta" por uma peça e depois de a comprar o meu entusiasmo "murchou" e verifiquei que se tratava de algo muito pouco versátil e que usarei poucas vezes.Aí, concluo que fiz asneira, "meti a pata na poça" e só me resta tentar aprender a lição.Mas continuo a ter um "apetite" por moda e acho que está ligado ao outro apetite, por vida, por beleza, por prazer.Se deixar de me entusiasmar com a moda, acho que será sinal de depressão.
    Moda é cor, vida, alegria...
    Tudo de bom para a sua semana
    bjos

    ResponderEliminar
  5. Concordo, têm que haver paixão, alegria, gosto... se não também não tinha graça! Só que tem que se com contenção, pelo menos para mim.... O meio termo, o bom senso...

    beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  6. Lol, eu sou um pouco diferente: quando gosto de uma peça numa loja, penso mais no preço (se vale a pena...) e se já tenho alguma coisa da mesma cor e parecida. Se tiver, não compro. Se não tiver, compro. :D Nunca penso no que tenho para combinar, ou não. Desenrasco isso depois, em casa. Arranjo sempre maneira de combinar (talvez porque tenho muita coisa... mas não sou das pessoas com mais roupa, não mesmo!!). É raríssimo arrepender-me de comprar algo, mesmo raríssimo. Tenho muito amor à minha roupinha e acessoriozinhos, é muito tonto :PPP Geralmente arrependo-me é de NÃO ter comprado algo, porque depois volto atrás e já lá não está a peça :(

    Mas este é o MEU jeito, concordo mto com a tua ponderação :)

    O meu blog: http://pprettyplease.blogspot.pt/
    A minha loja de bijuteria online: http://www.2bpretty.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom ler o teu testemunho, porque não sentes pressão, compras com prazer porque gostas da peça, simplesmente porque não tens nada parecido... adorei a teoria, comprar porque não se tem! Não é tonto, acho que é óptimo gostarmos do que temos é para isso que luto, para adorar tudo o que tenho no roupeiro.
      beijinho grande*

      Eliminar

Obrigado pelas palavras deixadas!
Os comentários serão respondidos no próprio post.