terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Próprio da idade e de ser criança...




Criei esta tabela (é indicativa, ok? Algumas coisas acontecem numas crianças e noutras não, por vezes mais cedo, por vezes mais tarde - ou seja, não é rotulativa, apenas indicativa).

Qual foi o objectivo? Foram 3, na verdade:

1) Dar a entender aos pais que há uma série de comportamentos que são próprios da idade e do crescimento. Descansem! :)
2) Permitir aos pais serem mais empáticos e ajudarem a criança a ajustar o comportamento, orientando em vez de castigar ou bater ou berrar.
3) Mostrar que tudo é uma fase e que passa rápido. Ainda assim, lembrar que a orientação é necessária. 





Trouxe isto daqui, porque achei super interessante e posso comprovar até aos 18-24 que é tudo verdade. ;)
Quanto mais leio o blog da Mum's the boss mais me interesso e mais gosto, até porque me identifico muito com as ideias. Eu tento criar e educar a minha filha de uma forma serena, calma e positiva. Não que não haja dias não e que não hajam horas de berros e choros, mas não assim tantos.... e cada vez menos, porque quanto mais comunica menos birras faz.
Acho que isso acontece porque eu tento nunca me esquecer que é apenas uma criança a descobrir o mundo. Não posso esperar que saiba os comportamentos que deve ter, ela tem primeiro que os aprender...
Há sempre formas e estratégias de os levar a fazer o que queremos sem birras.

2 comentários:

  1. Aqui por casa há um exemplar da idade dos porquês ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser uma fase bem gira.... a minha está na fase do "não quero dormir", ou "eu é que sei"... mas é tão bom ver a evolução... ;)

      Eliminar

Obrigado pelas palavras deixadas!
Os comentários serão respondidos no próprio post.