segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A princesa e a cresce - o início


Ando um bocadinho ansiosa, como não me sentia há muito tempo... A princesa lá de casa vai entrar para a Creche. Vai ser uma nova etapa das nossas vidas, novas rotinas, uma nova aprendizagem... Tenho um grande aperto no peito, sei que vai correr tudo bem, mas é uma novidade que me está a deixar nervosa... Acho que mais a mim do que a ela, e estou a tentar contrariar isso para ela não o sentir. Ela mostra-se bastante contente por ir para escola e ter novos amigos e amigas...

Quando voltei a trabalhar depois da licença de maternidade, ela ficou com a avó. Ficava com o coração muito pequenino só de pensar naquelas mães que têm que deixar os seus bebés no infantário logo desde meses... Considero que é uma grande sorte ter os avós por perto e que tenham esta disponibilidade. Como costumo dizer, depois de nós pais, ninguém melhor que os avós. 

Mas chegada a esta altura achamos por bem que ela devia ir para Creche. Sinto que será o melhor para ela, que ela precisa do convívio com outras crianças, de aprender coisas novas, de fazer amizades e de se desenvolver dentro de um grupo. Já para não falar que eles lá farão e aprenderão coisas que eu ou a avó não saberíamos "ensinar"...  

Há pessoas há minha volta que me dizem "mas tu só foste para a escola quando entraste para a 1ª classe". É verdade! Eu nunca andei numa creche ou numa pré-escola, mas isso foi há mais de 20 anos e nessa altura tínhamos com quem brincar na rua, havia muitas crianças com que eu convivia que também só entravam na 1ª classe. Hoje em dia cada vez mais e mais cedo é necessário colocar as crianças nas cresces e jardins-de-infância e sinto que as que não tiverem essa experiência, mesmo que a partir por exemplo dos 3 anos, e só entrarem para a primária ficarão um pouco "para trás" principalmente a nível de socialização. Posso estar errada e dizer isto a mim mesma ajuda-me a pensar que tomamos a decisão certa, mas é o que penso neste momento.

Bem, agora há que pensar na parte gira. Vamos comprar uma mochila linda para levar as suas coisinhas e aguardar as cenas dos próximos capítulos. ;)



18 comentários:

  1. Boa sorte para esta nova etapa!
    Já está uma mulherzinha! :)
    Cris

    ResponderEliminar
  2. Acho que deve querer dizer "Creche"-creche é um estabelecimento educativo que ministra apoio pedagógico e cuidados às crianças. Cresce tem outro significado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Liliana, realmente está errado, com a pressa nem reparei....

      Eliminar
  3. Acho que deve querer dizer "Creche"-creche é um estabelecimento educativo que ministra apoio pedagógico e cuidados às crianças. Cresce tem outro significado.

    ResponderEliminar
  4. Boa sorte, ela vaia adorar vais ver, a minha tem sete mesinhos e fica com o avós, nãos sei se conseguiria deixá-la na cresce tão pequenina, mas se tivesse que ser seria. Por volta dos três também estou a pensar pô-la na cresce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual como eu, se tivesse que ser seria. Mas acho que temos muita sorte por termos avós que podem tomar conta, não é?!
      A minha vai com cerca de 2 anos e meio.
      beijinhos e obrigada

      Eliminar
  5. Custa-nos mais a nós do que a eles :)
    Tem os seus inconvenientes, mas o balanço é positivo. Aprendem regras de grupo, arranjam amigos, desenvolvem-me e chegam a casa cheios de coisas para contar.
    Os meus foram aos 3 anos, achei que era uma boa altura...
    Boa sorte! Vai correr bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disso não tenho duvida!! Mas está a custar-me mais do que pensei, normalmente sou mais descontraída... A minha vai com cerca de 2 anos e meio, e também penso que será óptimo para ela, por tudo o que dizes...
      Obrigado!! beijinhos

      Eliminar
  6. Boa sorte para esta nova etapa :) Um dia irei passar pelo mesmo, mas agora não quero imaginar como será ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu também não pensei muito nisso, nem vale a pena, mas agora tenho mesmo que pensar... eu até sou bastante descontraida, mas neste caso sinto-me mesmo um pouco nervosa....
      beijinhos obrigada

      Eliminar
    2. Vai correr tudo bem.
      Deve custar imenso no início, principalmente se a criança ficar a chorar. Há uns dias atrás li um artigo sobre este tema, onde dizia que era importante fazer duas coisas: dizer à criança que a mãe a vai buscar e despedir-se sem voltar atrás, pois causará mais ansiedade.
      Claro que isto é mais uma "teoria" a juntar a tantas outras que nós mães andamos sempre a ler e ouvir. E depois também depende da criança, que pode ficar maravilhada e até nem dar pela ausência da mãe (nos primeiros minutos).
      O meu pai conta que eu me agarrei a ele a chorar baba e ranho (tinha uns 3 anos) e a pedir-lhe para não me deixar no infantário (e olha que o meu pai trabalhava no edifício mesmo ao lado). Sempre achei piada a esta situação da minha infância, mas agora que sou mãe, só de pensar quando for a minha vez......por isso é que nem penso.
      Tudo de bom e depois conta como correu.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Pois, imagino... Penso que a gigantesca maioria das mães passa por isso. Deixar a criança num local em que não se conhece ninguém, não se saber como reage, etc... Tb passarei por isso :S Talvez não com tto nervosismo, mas não será a maior alegria da minha vida, não. Muito menos se a minha filha reagir como a supimpona reagiu, ou eu mesma (eu tb chorava que me fartava... :S), aí é que tá o caldo entornado! :(((

    Mas acho que é um belo pronúncio ela querer ir! :) É boa política teres habituado antecipadamente a tua filhota que iria para a escola e todas as coisas boas que lá viverá! :)

    Eu fui com 4 anos. Antes tinha uma ama, que ainda recordo com mta saudade :) (deixei de a ter como ama quando se casou e mudou de cidade; hoje em dia vive mais para os teus lados :P)

    O meu blog: http://pprettyplease.blogspot.pt/
    Facebook do blog: https://www.facebook.com/pprettyplease
    A minha loja de bijuteria online: http://www.2bpretty.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou muito descontraída, não sei explicar porque isto que causa tanta ansiedade, acho que pode ser por ser desconhecido também para mim, porque eu não sei como seria....
      No entanto o primeiro dia não correu mal de todo, ela não ficou a chorar (e eu também estive calma) e só fez beicinho quando me viu... Eu gosto das pessoas de lá e acho que realmente apesar do inicio ser complicado, acho que vai ficar muito bem entregue!

      Que giro :)

      beijinho, em breve falamos melhor lá no sitio do costume :)

      Eliminar
    2. Ahhh, ainda bem! :))

      "só fez beicinho quando me viu..." - tão querida!! :D

      Está bem ;) ***

      O meu blog: http://pprettyplease.blogspot.pt/
      Facebook do blog: https://www.facebook.com/pprettyplease
      A minha loja de bijuteria online: http://www.2bpretty.pt/

      Eliminar
  8. Eu vou ser das que terá de deixar o bebé na creche logo desde pequeno (em príncipio desde os 9 meses) porque a minha mãe ainda trabalha... Nem quero pensar nessa fase! Ainda falta 1 ano ;)

    Beijinhos e vais ver que tudo irá correr bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu acho que não vale a pena pensar antes e depois... aproveita cada fase! Quando lá chegares tens tempo de pensar nisso... Nessa altura será mais fácil para ele, vai de mais novo, não chega a conhecer outra realidade...

      beijinhos

      Eliminar
  9. Eu tb vou ter essa angustia ainda este mês , a minha tb ficava sempre com a avó e agora vai para a pré e para ajudar é na mesma altura que o mano vai nascer.

    Vamos ver como correm as coisas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que ela aceite melhor, já é mais velhinha que a minha tem outro entendimento.... vais ver que vai correr tudo bem também!

      Eliminar

Obrigado pelas palavras deixadas!
Os comentários serão respondidos no próprio post.